O Projovem Urbano é uma das modalidades do Programa Nacional de Inclusão de Jovens, instituído pela Lei no 11.129, de 30 de junho de 2005, como parte do desenvolvimento da política nacional para juventude, em parceria com a Secretaria Nacional de Juventude, o Conselho Nacional da Juventude e o Programa Nacional de Inclusão de Jovens.
O programa tem como finalidade elevar o grau de escolaridade visando ao desenvolvimento humano e ao exercício da cidadania, por meio da conclusão do ensino fundamental, de qualificação profissional e do desenvolvimento de experiências de participação cidadã.
Com duração de 18 meses, o curso oferece a conclusão do ensino fundamental, treinamento em informática, formação profissional inicial e atividades de participação cidadã. Aos jovens que cumprem determinados requisitos de frequência e elaboração de trabalhos é concedido um benefício mensal de R$100,00.
Podem participar jovens de 18 a 29 anos, que sabem ler e escrever e que não tenham concluído o ensino fundamental.
Em Jequié, o Projovem já funciona há 01 ano na Escola Municipal Professor Brito e já atendeu jovens que através do Programa além de aprender a ler e escrever a formação básica para elevação da escolaridade, tendo em vista a conclusão do ensino fundamental. Qualificação profissional com certificação de formação inicial e participação cidadã com a promoção de experiência de atuação social na comunidade. O que proporcionou para muitos jovens à inserção no mercado de trabalho.
Em 2013, o Projovem está ofertando mais 200 vagas e as inscrições serão feitas na Secretaria de Educação (departamento de projetos), entre os dias 12/08 a 30/09 das 08h às 12h e das 14h às 17h.